google play

Google remove aplicativos que transformavam o celular em um gerador de cliques

Redação Olhar Digital 25/04/2019 12h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os aplicativos somavam mais de 90 milhões de downloads. Eles não estão mais disponíveis na Google Play

Parece que os famosos malware, que roubam as informações dos usuários, estão caindo em desuso, um novo tipo de golpe faz com que seu celular clique em propagandas. O Google eliminou seis aplicativos da Play Store que estavam sendo usados para essa prática. Os aplicativos pertencem a empresa Do Global, uma subsidiária do Baidu.


Basicamente, a empresa transformava o celular do usuário em um gerador de cliques. Todos eles clicaram em anúncios mesmo quando o aplicativo não estava em uso, com esse método, a empresa consegue que seus anúncios tenham milhões de cliques que gera uma receita bastante alta.

O aplicativo mais popular dentre os que foram retirados é chamado de Selfie Camera e conta com mais de 50 milhões de downloads. Os outros possuem, em média, 10 milhões de downloads cada. Quatro deles era usados para “manutenção” do smartphone: Total Cleaner, Smart Cooler, RAM Master, Omni CLeaner, bem como o AIO Flashlight, um aplicativo de lanterna.

Segundo os pesquisadores da Check Point e da Method Media Intelligence, todos os aplicativos somavam mais de 90 milhões de downloads no Google Play, o que é um número bastante considerável.

A boa notícia é que nenhum desses apps está mais disponível no Google Play. O Google os removeu de sua loja, porém, como é um método novo, nada impede que novos aplicativos com esse mesmo objetivo apareçam.


Via: Xatakandroid

Google malware Google Play
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você