Google será investigado por captura de informações confidenciais pelo Street View

Autoridades de proteção de dados da Espanha, Itália e Alemanhã estão se mobilizando para apurar o caso

Redação Olhar Digital 19/05/2010 14h28
Google Street View
A A A

Não é de hoje que o Google vem enfrentando problemas com o seu serviço de captura de imagens, o Street View. A ferramenta, lançada em 2007,  tem sido alvo de várias críticas por publicar fotos sem preservar a identidade dos indivíduos e por captar imagens por cima de grades e muros de propriedades privadas. E na semana passada, o buscador admitiu que, por “engano”,  os carros do serviço não estavam capturando apenas imagens, mas também informações privadas  e totalmente confidenciais trasmitidas pelas redes wi-fi.

Depois dessa declaração, as autoridades de proteção de dados da Espanha, Itália e Alemanhã estão se mobilizando para apurar o caso. Na Espanha, a investigação foi anunciada com um pedido de bloqueio de toda a informação recolhida pelos carros do Street View.

De acordo com a Reuters, uma porta-voz do Google Itália disse que a companhia está  contatando reguladores nos países afetados para discutir como eliminar os dados, que o grupo disse nunca ter utilizado. Além de Espanha, Itália e Alemanha, EUA, Brasil, França, Hong Kong e China estão enfrentando problemas com o serviço.

O governo brasileiro ainda não se pronunciou sobre o caso.

Segurança Google Street View
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você