Malware ataca falha em leitor de PDF

Vírus enviado por e-mail realiza download e instalação automática de malwares que possibilitam acesso remoto de cibercriminosos

Redação Olhar Digital 29/04/2010 17h53
adobe
A A A

Uma nova ameaça virtual ataca falha no formato PDF, da Adobe. De acordo com empresas de segurança, um malware, que recebe o nome de Auraax, é instalado no computador das vítimas por meio de e-mails falsos. As mensagens são enviadas por cibercriminosos com documento de PDF infectado em anexo.

O e-mail com o vírus informa o usuário de uma suposta mensagem de alteração de configuração de conta de correio eletrônico. O malware é instalado por meio da função /Launch no Adobe Reader e também em outros leitores do formato.

Segundo pesquisadores da IBM, o vírus realiza download e instalação automática de outros programas maliciosos. As ameaças tem como intenção deixar o computador vulnerável a ataques remotos.

Além das falhas no leitor de PDF, os especialistas de segurança ainda alertam que o malware também está sendo instalado em dispositivos de armazenamento removíveis, como pendrives.

Para proteger os computadores dos usuários, a Adobe recomenda que os internautas desativem a opção “Permitir abertura de arquivod não-PDF com aplicativos externos”.

Segurança Adobe
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você