Mozilla retira do ar extensões da Avast para o Firefox

Excesso de dados coletados pelas extensões motivaram a retirada

Matheus Luque 11/12/2019 14h19
Mozilla
A A A

A Mozilla retirou do ar quatro extensões da Avast, incluindo duas oferecidas em nome da AVG, que estavam disponíveis para instalação no repositório oficial de add-ons do navegador Firefox.


As extensões afetadas pela decisão foram:

  • Avast Online Security
  • Avast SafePrice
  • AVG Online Security
  • AVG SafePrice

De acordo com a Mozilla, as extensões violavam as políticas de coleta de dados da organização. Como a Avast é dona da AVG, as extensões tinham a mesma funcionalidade. A "SafePrice" comparava preços em lojas de e-commerce, enquanto a "Online Security" oferecia alertas durante o acesso a páginas clonadas ou com programas maliciosos.

A Avast pretende recadastrar as extensões na loja assim que resolver o problema. A empresa explicou que a extensão tem que coletar o endereço dos sites visitados para proteger os usuários, mas que essa informação não é atrelada a uma identificação única de cada pessoa.

As informações repassadas pela extensão aos servidores da Avast incluíam o título da página visitada e a página de origem do acesso, de acordo com análise do pesquisador de segurança Wladimir Palant. Isso indica que a Avast não saberia apenas o site visitado, mas também qual página levou o internauta ao endereço.

O Google também recebeu as informações reunidas por Palant, mas as extensões continuam disponíveis na Chrome Web Store.

Em resposta, a Avast afirmou:

"Oferecemos nossas extensões de navegador Avast Online Security e SafePrice por muitos anos através da loja da Mozilla, bem como do Opera. Estamos em contato com eles para fazer os ajustes necessários em nossas extensões para que estejam alinhadas com os novos requisitos. A extensão Avast Online Security é uma ferramenta de segurança que protege os usuários online, inclusive contra sites infectados e ataques de phishing. É necessário que este serviço colete o histórico da URL para fornecer sua funcionalidade esperada. A Avast faz isso sem coletar ou armazenar a identificação de um usuário. Já implementamos alguns de seus novos requisitos e lançaremos outras versões atualizadas que sejam totalmente compatíveis e transparentes de acordo com os novos requerimentos. Elas estarão disponíveis como de costume nas lojas em um futuro próximo".

 

Via: G1

Firefox AVG Avast Mozilla
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você