Netflix afrouxa restrição contra usuário de VPN, mas ainda limita catálogo

Empresa barrava totalmente acesso aos usuários detectados com VPN, mas agora passa a liberar o catálogo global

Renato Santino 19/06/2020 19h20
Netflix
A A A

A Netflix não gosta muito de que usuários usem VPN e tentam acessar o serviço. Muitos usam esse método para desbloquear conteúdo disponível apenas em outros territórios, o que é entendido como uma forma de pirataria. No entanto, a empresa começou a relaxar algumas das restrições que tinha imposto contra essa prática.


A empresa havia determinado em 2015 que qualquer acesso detectado via VPN seria totalmente bloqueado. Usuários não teriam outra opção a não ser desligar o recurso para poder assistir ao conteúdo. Agora, porém, a empresa tem permitido acesso ao catálogo, mas com algumas limitações.

Para quem usa VPN, a empresa pode passar a omitir alguns títulos do catálogo para evitar o uso dessa ferramenta para desbloquear o material. Apenas o conteúdo licenciado globalmente estará disponível para este público.

Então, se você, usuário brasileiro, tentar ligar uma VPN e tentar acessar a Netflix dos Estados Unidos, por exemplo, você não terá acesso ao material exclusivo dos EUA, mas poderá assistir normalmente aos filmes e séries originais, produzidos pela própria Netflix, que são licenciados para exibição no mundo inteiro.

A Netflix não confirmou formalmente a mudança, mas vários testes de serviços de VPN pelo mundo perceberam a mudança, como relata o site TorrentFreak.

A mudança de estratégia parece ter a ver com o reconhecimento de que a VPN não serve apenas para driblar bloqueios geográficos, mas também para navegar anonimamente e com mais segurança na internet. Esses usuários precisariam desligar suas VPNs para conseguir acessar sua conta na Netflix, o que acabaria reduzindo sua privacidade.

Também vale notar, no entanto, que existem, sim, serviços de VPN que não são detectados pela Netflix, e que conseguem driblar restrições geográficas. Nestes casos, a empresa continuará incapaz de bloquear qualquer tipo de acesso ao catálogo.

Segurança Pirataria Netflix privacidade VPN
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você