Janaina Paschoal

Parlamentares de SP e do AC têm celulares clonados

Renato Mota 18/05/2020 15h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Em alguns casos, os criminosos conseguiram invadir contas do WhatsApp e entrar em contato com colegas se passando pelas vítimas

Políticos de São Paulo e do Acre tiveram seus telefones clonados e contas no WhatsApp roubadas nos últimos dias. Deputados dos dois estados, além do governador do Acre, relataram terem sido vítimas do golpe.


Durante uma sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo, a deputada Janaina Paschoal (PSL) contou sobre a ação. "Gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer que meu WhatsApp foi clonado e pessoas pediram depósitos para meus contatos". Um boletim de ocorrência foi registrado pela advogada, que ainda foi informada pela polícia de que esse tipo de ação se intensificou nos últimos meses. "É muito importante que as pessoas estejam alertas para não fazer depósito por solicitação de mensagem do WhatsApp".

O ataque contra a deputada fez com que os parlamentares tivessem que sair às pressas de um grupo no aplicativo no qual 94 deles faziam parte. Ainda assim, outros 11 deputados – de partidos diversos, como PSL, PSDB, MDB, PT, Novo, DEM e Republicanos - também tiveram suas contas clonadas entre os dias 8 e 10.

De acordo com a Folha de S. Paulo, os cibercriminosos enviaram mensagens aos parlamentares se passando por colegas de plenário, e em alguns casos pediram ajuda financeira. A tática é muito parecida com a de golpes recentes, que usam informações de sites de venda para clonar a conta do usuário e se passar por ele, pedindo dinheiro para amigos e família.

Na mesma época, pelo menos quatro parlamentares da Assembleia Legislativa do Acre também tiveram os números clonados. De acordo com o G1, a Polícia Civil do Acre instaurou um inquérito para investigar o caso, que atingiu o presidente da Assembleia, Nicolau Júnior, e o governador do estado, Gladson Cameli.

Para se proteger desse tipo de golpe, especialistas explicam que é necessário sempre ficar atento com o discurso da pessoa, percebendo se ele é similar com a linguagem do real dono da conta. É interessante também ter o autenticador de duas etapas ativado e ficar atento ao receber e-mails suspeitos.

Foi hackeado? Aprenda a recuperar sua conta

Via: Folha de S. Paulo/G1

Segurança Hackers Whatsapp cybersegurança clonagem falha de segurança
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você