h

Pragas virtuais triplicam em 2008

Redação Olhar Digital 24/09/2008 15h35
Compartilhe com seus seguidores
A A A

No primeiro semestre do ano, foram identificados 367.772 novos programas nocivos

Segundo um estudo que acaba de ser divulgado pela empresa de segurança Kaspersky, o volume de pragas virtuais que circulam pela internet continua em forte crescimento. No primeiro semestre do ano foram identificados 367.772 novos programas nocivos, volume que é quase o triplo do registrado nos últimos seis meses de 2007.

Com relação à quantidade de arquivos contaminados identificados pela empresa, foram mais de 5 milhões no período. Para o ano de 2008, a estimativa da companhia é de que esse volume chegue a 15 milhões de amostras.

Uma das áreas que apresentou o maior crescimento foi a de malwares voltados para telefones celulares, com aumento de 422% no volume de cavalos-de-tróia destinados a esse tipo de plataforma. Eles fazem, por exemplo, com que os aparelhos infectados enviem mensagens SMS para vários telefones, o que pode gerar um prejuízo para o dono do aparelho.

Outro ramo com forte crescimento é o de programas espiões destinados a roubar senhas de jogos online. No primeiro semestre de 2008 a companhia identificou quase 50 mil novos cavalos-de-tróia com esse objetivo. O número é 264% maior do que o registrado no mesmo período de 2007.

Segurança Computadores
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você