Segurança

virus

Scareware deverá ser o vírus mais nocivo de 2010

Redação Olhar Digital 10/03/2010 17h16
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Programa malicioso, que é um falso antivírus, têm infectado cerca de 1 milhão de máquinas por dia

De acordo com a McAfee, empresa dedicada à tecnologia de Segurança da Informação, o Scareware poderá ser o vírus mais nocivo deste ano.  

O falso antivírus funciona da seguinte forma; ele abre uma janela na tela do usuário e o avisa de que seu computador pode estar vulnerável. Para disfarçar o golpe, os cibercriminosos criam logotipos de falsas empresas de segurança que se passam por logotipos legítimos. Essa janela pop-up solicita que o usuário examine o computador em busca de vulnerabilidades ou adquira o "software de segurança" que, na realidade, é um malware disfarçado. As vítimas, então, são induzidas a inserirem informações sobre seus cartões de crédito, o que possibilita aos criminosos terem acesso ao computador e aos detalhes bancários do usuário.

“Esse é um negócio incrivelmente lucrativo para os cibercriminosos”, diz Francois Paget, especialista em pesquisas de segurança da McAfee. “Na realidade, uma empresa conhecida como ‘Innovative Marketing’ conseguiu cerca de US$ 180 milhões de dólares em um ano por meio desse tipo de golpe. Mais de 4 milhões de consumidores adquiriram o falso software de segurança da empresa, pensando que era um produto real", informa.

Golpes com falsos antivírus custam anualmente milhões de dólares aos consumidores. O Scareware é um dos mais predominantes, perigosos e sofisticados golpes on-line já criados. Ele faz aproximadamente um milhão de ataques por dia em todo o mundo e a empresa estima que os cibercriminosos lucrem mais de US$ 300 milhões de dólares no mundo todo aplicando golpes nos usuários.

As informações sobre ameaças são apresentadas no portal da McAfee que traz dicas sobre como evitá-las, além de informações para usuários que suspeitam terem sido alvo de ataques.
Segurança Vírus
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você