Malware

Smartphone subsidiado pelo governo dos EUA vem com malware instalado

Renato Mota 10/01/2020 18h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Aparelhos vendidos dentro do programa Lifeline Assistance, que fornece smartphones a baixo custo para famílias de baixa renda, possuem pelo menos dois programas maliciosos pré-instalados

Uma operadora de telefonia móvel subsidiada pelo governo dos Estados Unidos para fornecer aparelhos para populações de baixa renda está oferecendo smartphones com pelo menos dois malwares pré-instalados. A falha foi descoberta pela empresa de segurança Malwarebytes.


Os aparelhos em questão são os modelos UMX U683CL. Um dos programas, o Wireless Update, é utilizado para atualizar o sistema operacional do smartphone, mas também é capaz de instalar aplicativos automaticamente sem o consentimento do usuário.

O outro malware é o Android/PUP.Riskware.Autoins.Fota.fbcvd, um trojan que é quase impossível de ser removido. Ele é uma variante de outro app malicioso desenvolvido pela  empresa chinesa Adups, que já foi acusada de coletar dados do usuário, criando backdoors para dispositivos móveis e desenvolver instaladores automáticos.

Os smartphones são vendidos dentro do programa Lifeline Assistance, financiado pelo governo norte-americano, para fornecer às famílias de baixa renda acesso à tecnologia de nova geração. O Assurance Wireless da Virgin Mobile oferece o UMX U683CL como sua opção mais econômica, por apenas US$ 35.

Usuários que receberam notificações de malware em seus aparelhos alertaram a Malwarebytes, que por sua vez adquiriu um dos telefones e confirmou a presença dos programas maliciosos. A empresa entrou em contato com a Assurance Wireless, mas não obteve resposta.

“É importante perceber que o UMX não está sozinho. Existem muitos relatórios de fabricantes de orçamento pré-instalados com malware, e esses relatórios estão aumentando em número”, alerta Nathan Collier, analista sênior da Malwarebytes.

Via Softpedia/Malwarebytes

Segurança Smartphones malware trojan estados unidos falha de segurança
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você