Segurança

virus

Smartphones Nokia são infectados com vírus

Redação Olhar Digital 08/07/2010 17h47
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Malware criado para afetar o sistema operacional Symbian é considerado de "mínimo risco"

Cerca de 100 mil smartphones Nokia da série 60 podem estar infectados por um malware. De acordo com um relatório da empresa chinesa NetQin, o vírus atinge os aparelhos por meio de um game exclusivo para o sistema operacional Symbian.

O malware cria uma botnet e age por meio do envio de mensagens de texto em massa, que são direcionadas para todos os contatos da agenda pessoal do usuário ou para números aleatórios, por meio de um servidor. Os textos enviados trazem ainda endereços para sites maliciosos, capazes de infectar os computadores com vírus ainda mais potentes. E para que o usuário não desconfie, ele apaga as mensagens da caixa de saída, bem como remove qualquer registro de transação.

De acordo com a organização The Symbian Foundation, o certificado utilizado pelo malware já foi removido e os aparelhos que estiverem com a função de verificação de certificados ativada não terão problemas. O vírus foi classificado pela instituição como um agente de "mínimo risco".

Segurança Smartphones Nokia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você