Facebook Gaming tem nova negativa da Apple e fica fora da App Store

Esta já é a quinta vez que o Facebook submete seu app de transmissão de jogos e tem seu pedido negado pela Apple

Renato Mota 18/06/2020 19h06
Facebook Gaming
A A A

O Facebook Gaming, app de transmissão ao vivo de games que rivaliza com o Twitch e o YouTube, foi rejeitado pela quinta vez na Apple App Store. Desde fevereiro a empresa tenta disponibilizar o aplicativo para usuários iOS, mas sua entrada vem sendo reiteradamente negada pela marca da maçã. Atualmente, o aplicativo está disponível na loja do Android.


De acordo com o New York Times, pessoas com conhecimento das empresas, que falaram sob condição de anonimato, disseram que a Apple justificou sua decisão com base nas suas regras que proíbem aplicativos com o "objetivo principal" de distribuir jogos casuais. Games são, de longe, a categoria mais lucrativa de aplicativos móveis do mundo.

Apesar de ter alguns títulos em sua plataforma, o Facebook Gaming não se destina a ser uma nova loja, mas se concentra principalmente nas transmissões por streaming dos jogadores. Mas o problema seria a seção de jogos – uma loja em potencial, pertencente e operada pelo Facebook de dentro do ecossistema da Apple, que pode faturar sem precisar pagar a taxa de 15% a 30% de tudo o que é vendido na App Store.

Essa arbitrariedade não é exclusivamente dedicada ao Facebook. A Basecamp reclamou publicamente que seu novo aplicativo de e-mail, "Hey", também foi negado na App Store porque cobrava clientes fora do sistema de pagamento da Apple, impedindo que a empresa receba seus tradicionais 30%.

"Continuamos tentando encontrar lógica e consistência nas decisões da App Store da Apple", escreveu na sua conta no Twitter o cofundador e diretor de tecnologia da Basecamp, David Hansson. "A resposta é muito mais básica: poder. A Apple pode fazer o que quiser, quando quiser, e o fará", completou.

O Facebook Gaming foi anunciado em abril, com três componentes principais: transmissões ao vivo de outras pessoas jogando; integração com as redes sociais dos jogadores; e a oferta de games simples como "Words With Friends", "Thug Life" e "Uno". Na Google Play, o app está disponível desde 20 de abril.

Via: The New York Times

Games Aplicativos Apple Streaming Facebook app store facebook gaming
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você