Jogo de Blade Runner será remasterizado para PS4, Xbox One, Switch e PC

Jogo terá modelos 3D, cenários, animações e sequências mais requintadas e será 'tão glorioso quanto os fãs se lembram dele ter sido'

Rafael Rigues 12/03/2020 16h34
Capa do jogo de Blade Runner
A A A

Blade Runner, jogo baseado no filme de Ridley Scott e lançado para PCs em 1997 pela Westwood Studios, está prestes a ganhar vida nova. O título está sendo remasterizado pela Nightdive Studios, e ganhará versões para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.


O game é um adventure no estilo de Full Throttle ou Monkey Island, ambos da Lucas Arts, onde o jogador deve procurar pistas, interrogar personagens e resolver quebra-cabeças. A história é centrada no detetive Ray McCoy , que investiga o assassinato de animais por replicantes, andróides tão perfeitos que são capazes de se passar por seres humanos.

O jogo se destacou na época por seus gráficos em 3D e por se desenrolar em tempo-real, sem esperar a ação dos jogadores para avançar a história. Entretanto, não funciona bem em sistemas modernos, o que o tornou “inacessível” para grande parte do público durante mais de 20 anos.

Além disso, o fato de que a Westwood Studios perdeu o código-fonte do jogo durante uma mudança de Las Vegas para Los Angeles tornava um “remake” ou relançamento altamente improvável. O co-fundador da Westwood, Louis Castle, afirmou em uma entrevista em 2015 que mesmo que o código-fonte fosse encontrado, o trabalho de analisar quase um terabyte de dados e reconstruir o game em uma forma compatível com os computadores atuais custaria “dezenas de milhares de dólares”.

A versão original de Blade Runner rodando na ScummVM

Entretanto, depois de oito anos de trabalho fãs conseguiram fazer o jogo rodar na Scumm VM, software criado para rodar os adventures clássicos da Lucas Arts em PCs modernos e outras plataformas como tablets e smartphones. Esta versão, com o conteúdo original, foi licenciada e colocada à venda no site GoG.com por R$ 20.

O remake sendo produzido pela Nightdive terá modelos, cenários, animações e sequências mais “requintadas”, além de suporte às resoluções das telas modernas. Larry Kuperman, executivo do estúdio, disse ao site The Hollywood Reporter: “fizemos laboriosamente a engenharia reversa do código-fonte original, importando-o para nossa KEX Engine, uma ferramenta poderosa que nos permite adaptar jogos clássicos para os consoles modernos, mesmo frente a situações bastante desafiadoras”.

Segundo Kuperman a nova versão, que será lançada ainda neste ano, fará jus à memória dos fãs: “o jogo não tem que se parecer e se comportar exatamente como era, mas sim ser tão glorioso quanto você se lembra dele ter sido”, afirmou.

Fonte: Engadget

PC game PS4 Nintendo Switch GOG.com Xbox One remasterização remake
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você