A Nintendo não comentou o assunto e informou que ainda não teve acesso ao conteúdo da ação
A Hillcrest Laboratories entrou com uma ação contra a Nintendo na ITC (International Trade Commission), agência que apura casos de comércio exterior, por quebra de patente do Wiimote, controle sem fio do console Wii.
A Hillcrest acusa a Nintendo de infringir quatro patentes relacionados à tecnologia de um aparelho portátil que permite selecionar itens em uma tela e um sistema para organizar conteúdo gráfico em um televisor.
Wiimote tem sensores para detectar movimentos e posições, capturando os movimentos do jogador; pode simular raquete
"Apesar de ter um grande respeito pela Nintendo e pelo Wii, a Hillcrest Labs acredita que o Nintendo cometeu uma clara violação de patentes e tomou atitudes para proteger seus direitos de propriedade intelectual", afirma a empresa, que tem sede em Rockville.
Wii
O videogame da Nintendo tem obtido sucesso mundial desde que foi lançado, em 2006, com mais de 29,6 milhões de unidades vendidas. O Wiimote, que é sem fio, lembra um controle remoto e tem sensores para detectar movimentos e posições. Ele captura os movimentos do jogador, transformando-se em espada, taco de beisebol, revólver, entre outros.