Abajur criado com a ajuda do Excel: já viu?

Pétalas contêm furos que permitem que a luz atravesse de maneira mais fácil. Cada um dos 2.374 furos foram determinados utilizando as planilhas do aplicativo

Redação Olhar Digital 07/10/2010 15h25
abajur
A A A
Você já deve ter visto na internet alguns games arcade clássicos feitos com planilhas Excel. Dessa vez o resultado ao utilizar o aplicativo de planilhas do Pacote Office foi uma luminária em formato de tulipa, a Tulipk.

O criador foi Ben Geebelen, que fez o abajur para a própria esposa inspirando-se na imagem de tulipas que havia no convite de casamento dos dois.

Cada uma das pétalas da "flor" está conectada a um mecanismo que permite que elas abram e fechem. Conforme as pétalas vão se fechando, a luz vai diminuindo.

Para que as pétalas permitissem a passagem de luz, o criador decidiu fazer alguns furos utilizando macros do Excel. Uma planilha foi feita no aplicativo para determinar a localização de todos os 2.374 furos presentes nas pétalas. Depois disso, um 3D STL foi criado para gerar pétalas impressas, que utilizaram sinterização seletiva a laser.
Aplicativos Tecnologia
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você