Aparelho ‘mascara’ ruídos para garantir o sono

Ecotones usa seus algoritmos para criar sons suaves para a hora de dormir

Redação Olhar Digital 20/03/2009 09h31
k
A A A

Se você tem problemas pra dormir, um microcomputador pode ser a solução para as suas noites de falta de sono. Um novo aparelho da Adaptive Sound Technologies usa seus algoritmos para criar sons suaves para a hora de dormir, acrescentando um novo elemento responsivo: quando a música está tocando e o aparelho sente um distúrbio no silêncio do quarto, ele responde imediatamente com sons adicionais de ocultamento.

Chamado Ecotones (US$ 299), o aparelho pode ser configurado para emitir sons oceânicos, sons de ondas rolando continuamente, sirenes de neblina e chamados de gaivotas. Mas se um caminhão de repente faz barulho fora do quarto, a máquina detecta o ruído e o mascara produzindo uma ou duas ondas extras batendo.

O Ecotones tem uma biblioteca de sons para camuflagens espontâneas. Segundo Sam Nicolino, chefe-executivo da companhia de Campbell, Califórnia, um microfone incorporado detecta o som ambiente do recinto e em um décimo de segundo o software seleciona um barulho de mascaramento apropriado, e possivelmente aumenta o volume da faixa, atenuando os efeitos dos sons perturbadores.

"Enganamos o ouvido fazendo-o achar que está escutando algo agradável", disse Nicolino, engenheiro elétrico, músico amador e um obsessivo por sons, que criou o aparelho quando uma auto-estrada foi construída próxima à sua casa e ele descobriu que poderia mascarar seu ruído com os sons de ondas oceânicas.

David N. Neubauer, diretor associado do Centro de Distúrbios do Sono Johns Hopkins em Baltimore, disse que máquinas que criam sons confortantes de fundo podem ser úteis. "Podem ser benéficas para dormir", disse, em parte por bloquear sons externos, como tráfego, e internos, como o encanamento. "E existe algo fundamentalmente tranqüilizador a respeito do ruído de fundo", disse. "Quando há silêncio absoluto, as pessoas com problemas para dormir ficam mais atentas a pequenos ruídos", e isso atrapalha para cair no sono.

Jay Littlefield, diretor de gestão de produto da Adaptive Sound Techonologies, estimou que cerca de 90% dos consumidores compram o Ecotones para seus quartos. "O restante os utiliza para mascarar ruídos no escritório ou sala de estar", disse.

 

Gadgets Áudio
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você