Aplicativo para carros chama socorro em caso de acidentes

Sistema automático de comunicação de acidentes usa sensores para controlar o veículo

Redação Olhar Digital 10/02/2009 13h29
d
A A A

Em caso de acidente de carro, o que fazer? Ligar para a emergência é a alternativa mais óbvia, mas o que fazer se no meio da confusão você não encontrar seu celular? Pensando nessa possibilidade, o pesquisador da Universidade da Geórgia do Sul, Debopam Acharya, criou um aplicativo baseado em Java chamado SAVE.

Com ligação GSM e GPS embutido, o SAVE, sistema automático de comunicação de acidentes da Sun, usa sensores para controlar a aceleração e desaceleração, temperatura interna e ângulo de inclinação do veículo.

Por exemplo, imagine que você está viajando, o motor do veículo falha e começa a pegar fogo. Segundo o pesquisador, se nessa situação você contar com o SAVE, ele imediatamente solicitará os serviços de emergência e enviará os relatórios da sua posição.

“Comunicação de orientação é crucial durante situações de risco, tais como incêndios, inundações, explosões e os acidentes de trânsito, e é especialmente importante para capotamentos e batidas", disse Acharya ao site TechRadar. "A combinação adequada destes parâmetros pode levar a uma análise precisa sobre o tipo e a gravidade dos acidentes e, consequentemente, o sistema pode ser utilizado em veículos destinados a operações diferentes, civis ou militares", concluiu o pesquisador.

Java Aplicativos
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você