iOS 13

Bug no iOS 13 causa consumo fantasma do plano de dados

Rafael Rigues 19/03/2020 12h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Consumo é atribuído a 'apps desinstalados', e aumenta regularmente sem motivo aparente. Nem zerar o smartphone resolve o problema

Um bug no iOS 13 está incomodando alguns usuários e causando consumo constante da franquia de dados sem intervenção humana ou causa aparente. A quantidade de dados consumida varia de caso para caso: alguns usuários registraram alguns kilobytes por dia, enquanto outros receberam avisos de suas operadoras de que estão excendendo o “uso razoável” (cerca de 50 GB) de seus planos de dados ilimitados.


O bug afeta todos os modelos de iPhone rodando o iOS 13, em todas as suas versões, incluindo o beta do iOS 13.4. Em todos os casos, ao acessar Ajustes > Celular > Dados Celulares os usuários veem um item no topo da lista chamado “Apps desinstalados”, com um total de dados usados que aumenta regularmente.

Segundo Gordon Kelly, analista de tecnologia da Forbes, usuários afetados relatam que fizeram várias tentativas para resolver o bug, sem sucesso, incluindo “zerar” o smartphone e não instalar nenhum app de terceiros (em busca de algum app culpado) ou zerar as estatísticas de uso.

Reprodução

Exemplo do bug. Crédito: Forbes

Um usuário do Reddit relata: “foi isso aconteceu: após 2 ou 3 minutos, meu telefone ficou quente. Verifiquei as configurações de dados do iOS e vi que “apps desinstalados” tinham usado entre 700 e 800 MB. Fechei as configurações, reabri e eles tinham usado 900 MB. Os apps desinstalados’ usaram 1,2 GB de dados em menos de 5 ou 6 minutos... Redefini as estatísticas várias vezes desde ontem e não instalei nem desinstalei nada, mas os apps desinstalados' ainda estão transferindo dados”

Uma “vítima” do bug contatou sua operadora, que afirmou que os dados estão sendo categorizados como streaming de áudio e vídeo, ou pelo menos vem de algo que usa as mesmas portas de rede. Outra reverteu o sistema operacional do smartfone para o iOS 12.4.1 para eliminar o problema.

De acordo com Kelly, a Apple está “ciente” do problema deste janeiro, mas ainda não desenvolveu uma solução.

Fonte: PhoneArena 

iPhone iOS Bug falha
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você