Claro recebe aval e compra Nextel

A Anatel autorizou compra da Nextel pela Claro, empresa tem seis meses para efetivar o negócio

Matheus Luque 30/09/2019 12h38
Foto: Nextel - Divulgação
A A A

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou hoje (30) a compra da Nextel pela Claro. A operação vai movimentar o equivalente a R$ 3,76 bilhões.


Conforme publicado no Diário Oficial da União, a Claro tem até seis meses para realizar a efetivação do negócio.

A Nextel vai precisar adequar suas licenças de espectro em até dois meses a partir da concretização da operação. Em julho desse ano, a Nextel tinha market share nacional de 1,53%, enquanto a Claro possuía 24,71%, sendo a segunda maior empresa em número de clientes.

A legislação atual permite que uma única operadora tenha no máximo 35% do espectro disponível (71,4 MHz) em radiofrequências abaixo de 1 GHz, podendo ser estendido para até 40% mediante concessão da Anatel. 

Durante a transação, será necessário devolver um dos Códigos de Seleção da Prestadora de ligações de longa distância. A Claro é dona da Embratel, código 21, enquanto a Nextel possui o 99.

O relator, Emmanoel Campelo, afirma que a incorporação da Nextel "não possiu potencial para incremento significativo da receita média por usuário. Ele ainda diz que a aquisição é “pró-competitiva ao alavancar a capacidade da Claro de contestar a posição da prestadora líder [Vivo], possibilitando a adoção de uma maior diversidade de estratégias mercadológicas”.

 

Via: Mobile Time

Anatel Claro Vivo nextel
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você