Crashcode: saiba como identificar mensagens que travam o WhatsApp

Conteúdo malicioso pode travar o app de forma irreversível; confira como identificar e evitar o problema

Da Redação, editado por Cesar Schaeffer 08/09/2020 11h55
WhatsApp
A A A

Com milhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp se tornou um prato cheio para os hackers de plantão. A ameaça do momento é o compartilhamento de mensagens com termos assustadores. Fique atento para saber como identificar e evitar o problema.


Esse tipo de conteúdo gera um loop de travamento que acaba com a experiência de uso do mensageiro. Por enquanto, não tem muito o que fazer numa situação dessas, visto que fechar e abrir o app resulta em novos travamentos. Apesar de o time de desenvolvedores do WhatsApp estar ciente da situação, ainda não foi encontrada uma solução definitiva para o problema.

No Brasil, esse tipo de prática está se espalhando rapidamente, portanto é importante ficar atento para qualquer conteúdo desconhecido. Um usuário sugeriu ao time de desenvolvedores do app a integração de uma ferramenta ou script capaz de detectar e neutralizar de vez ataques como esse. No tuíte abaixo é possível conferir alguns exemplos práticos de mensagens maliciosas:  

Até existem versões modificadas do WhatsApp que possuem uma espécie de proteção contra esse tipo de ataque, mas optar por trocar o cliente oficial por outro também pode trazer riscos. Toda a troca de informações, por exemplo, não conta com as mesmas ferramentas de criptografia usadas no aplicativo convencional. 

O que fazer se receber conteúdo desse tipo?

Uma das formas de reverter o processo de travamentos é usar o WhatsApp Web para apagar mensagens como essa. Nesse caso o aplicativo volta a funcionar normalmente no smartphone.

Ainda assim, essa prática só funciona se a sessão na web estiver ativa antes de abrir uma mensagem maliciosa no dispositivo móvel, caso contrário fica impossível ler o QR Code para acessar o mensageiro no PC. Outra dica é revisar as opções de privacidade, essa prática evita que qualquer pessoa possa adicionar seu número em grupos suspeitos.

shutterstock_14718824481e65109cb6e116ce.jpgO WhatsApp web é a única alternativa para tentar reverter o loop de travamento. Créditos: Antonio Salaverry/Shutterstock

Como ainda não existe uma forma prática e simples de reverter o problema, na maioria dos casos só resta apagar o app e partir para uma reinstalação do zero. Algo bem inconveniente, já que caso não tenha um backup recente muita coisa pode ser perdida no processo.

Via: WABetaInfo


Whatsapp whatsapp business golpes whatsapp web grupo de whatsapp
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você