Celulares e teblets

Europa quer garantir direito ao reparo a celulares e notebooks

Guilherme Preta, editado por Fabiana Rolfini 12/03/2020 10h53
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Regra pretende garantir peças de reposição para equipamentos

Não são raros os casos de usuários que enfrentam problemas para encontrar peças e acessórios para consertar smartphones, notebooks e tablets. Pensando em acabar com esta situação, e com a obsolescência prematura, a União Europeia pretende expandir o seu direito ao reparo para esses equipamentos. No ano passado, a comissão do continente aprovou a regra para geladeiras, máquinas de lavar roupa, lava-louças, televisões e fontes de alimentação.


A regra determina que, a partir de abril de 2021, as fabricantes garantam peças de reposição por pelo menos 10 anos e que elas possam ser trocas sem dano ao produto. Além de proteger o consumidor, a medida pretende fazer com que os equipamentos durem mais, aumentando a sustentabilidade. O plano para smartphones e notebooks ainda pretende tornar os equipamentos reutilizáveis, atualizáveis e construídos com materiais reciclados.

Reprodução

“Hoje, nossa economia ainda é quase sempre linear, com apenas 12% dos materiais e recursos secundários sendo trazidos de volta à economia. Com o plano de hoje, lançamos ações para transformar a maneira como os produtos são feitos e capacitar os consumidores a fazer escolhas sustentáveis em benefício próprio e do meio ambiente”, destacou o vice-presidente da Frans Timmermans.

Esta é apenas uma das ações da União Europeia para reduzir o lixo eletrônico e aumentar a sustentabilidade. A comissão também quer facilitar a troca de baterias de celulares, pedindo a volta das baterias removíveis. O projeto ainda está em fase inicial de discussão e vai precisar ser aprovado por todos os países que formam o bloco continental.

Via: Techcrunch

Celulares Notebooks Smartphones Tablet TABLETS Europa smartphone união europeia Celular
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você