Facebook considera mudar os planos para sua moeda digital, a Libra

Em vez de uma moeda global, projeto seria transformado em uma 'rede de pagamentos' na qual várias outras moedas poderiam ser usadas

Rafael Rigues, editado por Liliane Nakagawa 05/03/2020 16h50
Libra
A A A

O Facebook e a Libra Association estão considerando mudar o projeto da moeda digital Libra. Segundo “pessoas que estão a par dos planos”, em declaração à Bloomberg, em vez de uma moeda única e global a Libra se transformaria em uma “rede de pagamentos” na qual poderiam ser usadas várias moedas, entre elas moedas emitidas pelos bancos centrais de vários países.


O projeto Libra nasceu com a intenção de oferecer aos 1,7 bilhões de pessoas em todo o mundo que não tem acesso a serviços bancários a capacidade de enviar e receber dinheiro de forma tão fácil quanto enviar ou receber uma mensagem de texto. Entretanto, o projeto recebeu séria oposição de reguladores em vários países, temendo que a nova moeda enfraquecesse sua soberania e concentrasse poder demais nas mãos do Facebook.

As mudanças estariam sendo feitas para acalmar os ânimos e facilitar a aprovação do projeto, que desde o lançamento perdeu alguns membros de destaque, como a Mastercard e a Visa. Dos 28 participantes originais, apenas 20 continuam fazendo parte da associação.

Dante Disparte, chefe de políticas e comunicações da Libra Association, disse em comunicado que "a Associação Libra não alterou seu objetivo de construir uma rede global de pagamentos em conformidade com a regulamentação mundial, e os princípios básicos de design que sustentam esse objetivo não foram alterados".

O Facebook declarou que “continua totalmente comprometido” com o projeto

Fonte: Bloomberg

Facebook moedas virtuais Libra moeda digital banco banco central associação libra
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você