Facebook remove anúncio político do Reino Unido por quebrar regras

Facebook remove anúncio político do Reino Unido por quebrar regras

Fabrício Filho, editado por Cesar Schaeffer 04/11/2019 18h10
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A rede social excluiu um anúncio político de um grupo de campanhas fiscais por violar suas regras sobre publicidade política

A Fair Tax Campaign publicou um anúncio no Facebook direcionado aos moradores do Reino Unido em que dizia: "você poderia pagar 214 libras a mais por mês?". A mensagem no anúncio diz "patrocinado", mas não revela quem pagou pela publicação. De acordo com as regras do Facebook, os anunciantes políticos precisam se registrar na empresa, e todo anúncio deve ser transparente e mostrar quem pagou por ele. 


O anúncio faz alusão às intenções de John McDonell, Chanceler Sombra do Tesouro desde 2015, que planeja aumentar o imposto de renda dos 5% mais ricos da população para ajudar a financiar o aumento dos gastos públicos. Um porta-voz do partido de McDonell (Partido Trabalhista) classificou a publicação como falsa e parabenizou o Facebook por removê-la rapidamente. 

A empresa afirmou que deveria ter recebido um aviso de isenção de responsabilidade "pago por" e que o anunciante foi contatado "para fornecer clareza" em suas políticas relacionadas a anúncios sobre política, eleições e questões sociais. 

Imposto Justo 

A campanha do Imposto Justo, no entanto, poderá reativar o anúncio se registrar e inserir o aviso de responsabilidade "pago por". Enquanto isso não ocorre, a publicação em questão pode ser vista na Biblioteca de anúncios da rede social, com uma mensagem que explica o motivo pelo qual o conteúdo foi removido. 

Não está claro quem é o responsável pela publicação e comanda as atividades do grupo. Três usuários da rede social afirmaram à BBC ter recebido o anúncio. O veículo de comunicação relatou o caso ao Facebook, que rapidamente o removeu de sua plataforma. A rede social de Mark Zuckerberg vem sendo criticada após o CEO reiterar sua política de liberdade de expressão em anúncios políticos no Facebook - mesmo aqueles que contém informações falsas. 

Fonte: BBC

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