Aeroporto Amsterdã

Falha dispara alarme de sequestro em aeroporto de Amsterdã

Luiz Nogueira, editado por Matheus Luque 08/11/2019 12h29
Compartilhe com seus seguidores
A A A

De acordo com informações da imprensa, o avião disparou o alarme de sequestro por um erro ainda não identificado

As cabines de pilotagem de grandes aviões apresentam uma grande variedade de botões, alavancas, mostradores e telas que deixariam qualquer um bastante confuso, caso fosse solicitado que identificassem algum desses itens. Mas, como mostrou um incidente em um aeroporto holandês, até os pilotos mais habilidosos podem errar ocasionalmente.

De acordo com informações divulgadas pela mídia, parte do aeroporto Schiphol, em Amsterdã, foi interditada na noite da última quarta-feira (6) por suspeita de sequestro. Entretanto, tudo não passou de um mal-entendido, e o responsável pelo alerta foi um piloto da Air Europa que disparou o alarme da aeronave pouco antes da decolagem.

Quando o avião com destino a Madrid foi evacuado, a polícia começou a investigar. Durante o período de emergência, vários aviões foram impedidos de decolar, por esse motivo, muitos voos foram atrasados.

Uma hora depois do incidente, foi divulgado que o alerta não passou de um engano. "Alarme falso", tuitou a Air France, explicando que um aviso "que aciona protocolos de sequestros em aeroportos" foi ativado por engano. A mensagem continua: "Nada aconteceu, todos os passageiros estão bem, esperando para voar em breve. Lamentamos profundamente."

As autoridades do aeroporto descreveram o incidente como sendo de categoria "GRIP-3", um evento com consequências potencialmente importantes para quem está nas proximidades; mas que, felizmente, nesse caso, acabou por não existir, e todos que estavam no avião e no aeroporto não correram nenhum tipo de risco.

Ainda não está claro como o alerta de sequestro foi acionado, mas a BBC observou que documentos da Federal Aviation Administration mostram que "os pilotos podem usar um código de sinalizador para emitir um alerta no caso de um sequestro". Se isso aconteceu nesse caso, ainda não está claro.

via: Digital Trends

avião aeroporto alarme
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você