Ferramenta mede humor com base em postagens no Twitter

Pesquisadores acreditam que ela poderá ser utilizada não apenas nas pesquisas de opinião pública, mas também para avaliar a comoção dos usuários diante de situações de emergência que exijam mobilização social

Redação Olhar Digital 28/07/2010 19h04
Felicidade
A A A
Que momento do dia você se sente mais feliz? Pesquisadores da Universidade de Northeastern, em Boston, criaram uma ferramenta capaz de medir o humor com  base nos twittes dos usuários dos EUA.

De acordo com o aplicativo, as pessoas estão mais bem humoradas de manhã, principalmente aos domingos,  e no começo da noite. Na metade da tarde, os usuários ficam mais desanimados e quinta-feira à noite é o momento onde o humor atinge o pico mais baixo.

O sistema analisou cerca de 300 milhões de mensagens postadas no microblog, classificando-as como alegres e tristes e a partir disso criou um mapa com base na localização das mensagens e na reação que elas provocavam. Moradores da Califórnia, Miami e dos estados do Sul estão entre os mais bem humorados.

Embora as conclusões não sejam pautadas em dados cientificos e leve em conta apenas uma parcela da população que utilize os serviços do Twitter, os pesquisadores acreditam que a ferramenta poderá ser útil não apenas para as pesquisas de opinião pública, mas também para avaliar a comoção dos usuários diante de situações de emergência que exijam mobilizações sociais. 
Saúde Twitter Pesquisa
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você