Google Latitude permite compartilhar localização

Recurso usa o Maps para visualizar localização e contatar conhecidos em tempo real

Redação Olhar Digital 04/02/2009 13h12
g
A A A

Os esforços do Google para reunir informações e conectar o mundo são admiráveis, mas seu novo aplicativo, lançado nesta quarta-feira, 4, pode acabar com seu poder “de desaparecer”.

Chamado Google Latitude, o novo serviço do Google Maps informará ao usuário, em tempo real, a localização aproximada de seus amigos e qualquer outra pessoa que optar compartilhar essa informação. Além disso, o Latitude permite entrar em contato diretamente com a pessoa, por meio de SMS, Google Talk ou Gmail.

Segundo o texto publicado no blog oficial do Google, a companhia construiu um fino recurso de controle de privacidade no aplicativo, cabendo ao usuário decidir quem pode vê-lo e o quê pode ser visto.

“Imagine se você encontra, no mapa, um amigo no mesmo bairro que você; usando o Google Latitude, você pode clicar no ícone dele para realizar uma chamada, escrever um texto, mandar mensagens instantâneas ou um e-mail. Podemos também dar instruções da localização dele no mapa”, declarou o Google em comunicado oficial à imprensa.

O Latitude está disponível em 27 países, incluindo Brasil, para desktops e smartphones BlackBerry, aparelhos com Windows Mobile 5.0 ou acima, Symbian S60, e alguns com Java. Em breve o recurso chega para telefones da Sony Ericsson, o iPhone, iPod Touch e smartphones com o sistema Android.

Vale lembrar que o serviço é gratuito, mas está sujeito a tarifas da operadora para tráfego de dados.

Comportamento Google
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você