Google planeja data center em fábrica de papel

Gigante americana tem ao redor do mundo uma dezena de centros de processamento de dados

Redação Olhar Digital 12/02/2009 13h14
papermill
A A A

Nesta quinta-feira, 12, o Google anunciou a compra de uma antiga fábrica de papel no sudeste da Finlândia. Vendido pela Stora Enso por cerca de 52 milhões de dólares, o local deve virar um data center do gigante da internet.

A expectativa agora é que o Google anuncie seus planos de investimentos futuros. O que se sabe no momento é que ele pretende transferir parte da fábrica para a cidade de Hamina, para outros usos industriais. De acordo com a Reuters, a venda deve ser concluída ainda esse ano.

No início do ano passado, a Stora Enso fechou, depois de quase 53 anos de operação, a deficitária fábrica de Summa, que consumia 1.000 gigawatts de eletricidade por ano.

O Google tem ao redor do mundo uma dezena de centros de processamento de dados, ou "fazendas de servidores", que consomem quantidades significativas de energia.

Google Data center
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você