Google rastreia olhar de usuários

Sistema visa entender como os visitantes interagem em seus sites

Redação Olhar Digital 17/02/2009 13h25
g
A A A

Um grupo de estudos concluiu que os usuários da busca do Google tomam decisões inconscientes a respeito do melhor site pesquisado, e, com base nisso, o gigante da internet agora pesquisa aonde vai o olhar de quem utiliza seus serviços.

O grupo de Pesquisa com Experiência do Usuário divulgou no blog oficial do Google que está realizando uma série de testes e experiências relativas ao rastreamento do olhar, com o intuito de aumentar a usabilidade e a efetividade dos resultados das buscas feitas no site.

Para realizar os testes, o Google possui hardwares e softwares especiais que seguem os olhos dos participantes enquanto eles realizam uma busca. O vídeo mostra pontos vermelhos passeando pelos resultados, sendo que, quanto maior a circunferência, mais tempo o usuário pousou seus olhos naquela área.

O resultado? O óbvio: os links mais acessados e visíveis são os dois primeiros do resultado da busca, e o usuário segue a ordem de cima para baixo, percebendo e clicando em mais de cinco links da busca, absorvendo cada vez menos texto dos resultados seguintes.

Confira o vídeo abaixo:

Comportamento Google
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você