Threads, novo app do Instagram

Instagram lança aplicativo a la Snapchat para melhores amigos

Henrique Freitas, editado por Liliane Nakagawa 03/10/2019 12h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Centrado na câmera, o "Threads" estará disponível para iOS e para usuários Android

O Instagram tem um novo aplicativo de mensagens centrado na câmera e destinado somente aos seus melhores amigos. Ele será, basicamente um aplicativo de mensagens destinado ao compartilhamento de status e localizações para os amigos mais íntimos. "Threads" será lançado esta semana para iOS e Android. Como esperado, ele tem a cara do Snapchat.


O aplicativo do Facebook inicializa diretamente na câmera e tem uma interface bastante familiar para usuários do Snapchat, apesar de muitas diferenças. Uma delas é que o app é direcionado aos amigos mais íntimos, e os usuários só podem trocar mensagens entre si caso ambos adicionarem um ao outro na lista de melhores amigos. Caso contrário, a mensagem será redirecionada para a caixa de mensagens do Instagram Direct.

Também, além da troca de selfies, o app encoraja usuários a compartilhar breves atualizações de status via emojis. Você pode escolhê-los a dedo ou permitir que o Instagram tenha acesso a uma série de dados para criar automaticamente um status para você, com o recurso chamado “Auto Status”.

Privacidade

Como você pode imaginar, isso requer uma quantidade bastante extensa de permissões do seu dispositivo. De acordo com Karina Newton, diretora de política do Instagram, nestes casos, o "Threads" solicitará sua localização, movimento, nível de bateria e conexão de rede do telefone para determinar o contexto do seu status. "Por exemplo, ele pode precisar da sua localização para mostrar a seus amigos que você está em um café", escreveu a diretora no blog.

Newton garante que a localização exata jamais será compartilhada e este dado não será armazenado ou usado para publicidade. Ainda assim, um recurso como este sendo produzido pelo Facebook deve levantar preocupações sobre privacidade – mesmo que sua ativação seja opcional e que as atualizações manuais não solicitem a localização do usuário.

Concorrência

Também é difícil ignorar o fato de o "Threads" representar mais uma tentativa do Facebook de recriar o Snapchat de alguma forma. Desta vez, não está apenas copiando um recurso (a la Stories), mas tentando imitar toda a experiência com um aplicativo dedicado. 

O Snapchat, que está no meio de uma nova onda de crescimento dos usuários, há muito se posiciona como um aplicativo para pequenos grupos de "amigos de verdade". Se o "Threads" vai ou não ganhar força com os usuários do Instagram, é uma questão diferente. Nos últimos anos, tanto o Instagram quanto o Facebook experimentaram aplicativos independentes, semelhantes ao Snapchat, mas a maioria já foi encerrada.

Via: Mashable

Android Facebook iOS instagram snapchat selfie
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você