Mais de 20 mil links de livros completos foram retirados da web

Contagem é apenas do primeiro semestre de 2010. Editora mais prejudicada pela disponibilização ilegal na internet foi a GMT

Redação Olhar Digital 22/07/2010 12h21
livros
A A A
É muito comum buscar por obras na internet antes de comprar um livro. No entanto, alguns sites disponibilizam o conteúdo completo para download sem a autorização dos autores. Nessa história, cerca de 22.500 links espalhados pela internet foram removidos por violarem direitos autorais somente no primeiro semestre de 2010.

A retirada foi feita pela Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos (ABDR) com o apoio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Segundo a ABDR, a editora mais afetada foi a GMT, presente em cerca de 3 mil links.

Outras editoras, como Saraiva (1.973 links), Record (1.537), LTC (1.470) e Ediouro (1.400) também estavam entre os endereços com obras completas disponíveis para download.

Entre janeiro e junho deste ano, março foi o que apresentou a maior quantidade de download ilegal de livros, com 5.619 links disponíveis na internet. Abril foi o que teve menor quantidade de links: 4.927.

A mesma coisa acontece com músicas e filmes para download disponíveis na internet. Recentemente, o site legendas.tv saiu do ar e um aviso sobre distribuição de material que possui direitos autorais estava no lugar.
Sites download Web
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você