Medidor público de velocidade da internet

Usuário poderão acessar informações sobre o verdadeiro rendimento do serviço de banda larga

Redação Olhar Digital 15/04/2009 17h36
velocimetro
A A A
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), juntamente com o Comitê Gestor de Internet e a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), trabalham na elaboração de um método público de medição de velocidade e constância da conexão à rede. Nele, os usuários poderão ter acesso à informações sobre o real rendimento do serviço de banda larga de cada operadora.

A iniciativa é uma tentativa da agência de coibir os problemas de qualidade que os internautas de banda larga têm enfrentado no Brasil. O sistema proporcionará uma medição efetiva da velocidade a cada momento. Até então, a Anatel não tem ingerência sobre os serviços de internet, somente sobre os acessos.

Para o conselheiro da Anatel, Plínio de Aguiar Júnior, parte dos problemas que as empresas enfrentam atualmente podem estar ligados a terceirização dos serviços de operação e manutenção da rede. “Eu vejo que grande parte das operadoras está terceirizando completamente a infra-estrutura. Isso é um risco”, destacou, nessa terça-feira em seminário sobre banda larga.

Banda Larga Anatel
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você