Nokia ainda é a maior fabricantes de celulares do mundo, de acordo com o Gartner

Apesar disso, a fatia de mercado da fabricante finlandesa caiu cerca de 5%. Analistas acreditam que a oferta do Lumia deve mudar este cenário

Stephanie Kohn, editado por Igor Lopes 15/11/2011 15h20
Nokia
A A A

A Nokia é ainda a maior fabricante de celulares do mundo, segundo relatório do Gartner publicado pela agência de notícias Reuters. No entanto, a fatia de mercado da fabricante finlandesa caiu cerca de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto os rivais como Samsung, LG e Apple tiveram crescimento. "O segundo trimestre de 2011 foi o pior para Nokia mas o terceiro trimestre deu sinais de melhorias", disse o instituto de pesquisas.

A companhia sofreu com a ascensão da Apple e Google, porém, no mês passado apresentou dois novos modelos de smartphones (Lumia 710 e Lumia 800), que serão os primeiros aparelhos da empresa a rodar a plataforma da Microsoft, o Windows Phone, que deverão ajudar na retomada do mercado. "O marketing pesado tanto da Nokia quanto da Microsoft para incentivar as vendas do Lumia deve trazer mais melhorias no quarto trimestre de 2011", afirma o instituto.

A participação da Microsoft no mercado de smartphones caiu quase pela metade no trimestre, baixando para 1,5%, enquanto que o Android do Google viu sua participação mais do que duplicar, chegando a 52,5%. "O Android se beneficiou das ofertas de mercado para massa, além de um ambiente fraco em competitividade e a falta de novos produtos com outros sistemas operacionais como Windows Phone 7 e RIM", finalizou o Gartner.

Celulares Microsoft Google Android Smartphones Nokia Windows Phone 7 Lumia
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você