Reconhecimento Facial

Polícia Civil de São Paulo ganha sistema de reconhecimento facial

Nina Gattis, editado por Liliane Nakagawa 28/01/2020 19h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com novo laboratório, instituição poderá cruzar dados biométricos e utilizar reconhecimento facial para identificar suspeitos de delitos

A partir desta terça-feira (28), a Polícia Civil de São Paulo será capaz de cruzar, além de impressões digitais, dados de reconhecimento facial. Isso será possível com a inauguração do Laboratório de Identificação Biométrica - Facial e Digital, localizada na sede do IIRGD (Instituto de identificação Ricardo Gumbleton Daunt).


Desde 2014, o Sistema de Identificação Automatizada de Impressões digitais (Afis) era capaz de cruzar dados de impressões digitais, com a inauguração, o sistema passa a contar, também, com reconhecimento facial. Segundo o governo do estado, a novidade permite maior confiabilidade e agilidade na produção de provas técnicas.

Para tal, o sistema possui um banco de dados com cerca de 30 milhões de registros biométricos, que serão interligados a mais dados de outras plataformas. “O reconhecimento facial não vai ser utilizado isoladamente como meio de prova. Nós vamos ‘linkar’ a outros procedimentos da Polícia Civil e formar um conjunto que vai determinar se um sujeito, que é o suspeito, praticou um delito ou não”, explicou Ruy Ferraz Fontes, o delegado-geral da Polícia Civil.

Os dados biométricos coletados, por exemplo, durante a emissão de um RG, serão inseridos no sistema para a confirmação da identidade da pessoa requerente. Da mesma forma, imagens captadas em locais de crimes e fragmentos de impressões digitais ficarão disponíveis para que algoritmos de busca encontrem possíveis candidatos à autoria dos delitos. 

Via: Governo de São Paulo

 

privacidade biometria reconhecimento facial polícia Governo de São Paulo São Paulo laboratório cruzamento de dados
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você