Primeiro bebê registrado com blockchain é brasileiro

IBM revelou que o bebê Álvaro foi o primeiro com registro totalmente digital

Matheus Luque, editado por Daniel Junqueira 01/11/2019 13h21
Bebê
A A A

A IBM anunciou na última quarta-feira (30) que o Álvaro, um bebê nascido no dia 8 de julho desse ano, é o primeiro bebê no mundo a ser registrado com blockchain


O processo foi realizado de forma legal com procedimentos da rede Notary Ledgers da Growth Tech, que usa tecnologia da plataforma IBM Blockchain para fazer registros de recém-nascidos. Álvaro nasceu no Rio de Janeiro.

Hugo Pierre, CEO e fundador da Growth Tech, afirmou que "embora algumas maternidades já possuam unidades de cartório, a emissão não é algo simples. Em muitas, o pai precisa enfrentar filas que chegam a durar 4 horas, principalmente em hospitais públicos, com grandes números de nascimentos por dia".

A ampliação do uso do blockchain pode facilitar diversos processos burocráticos, já que muitas solicitações poderiam trafegar na mesma rede. Dessa forma, pessoas físicas ou empresas não precisariam ir de cartório em cartório para fazer solicitações diferentes.

O registro do bebê Álvaro faz parte de uma série de testes para entender se essa é uma possibilidade que vale ser ampliada. A novidade é uma parceria entre o 5º Registro Civil de Pessoas Naturais da Cidade do Rio de Janeiro com a Casa de Saúde São José, local de nascimento de Álvaro de Medeiros Mendonça.

“No momento do nascimento, um dos membros da equipe de parto faz a declaração de nascido vivo diretamente em nossa ferramenta. Em seguida, quem for registrar a criança cria sua identidade digital com base na validação de dados pessoais junto a órgãos oficiais, além de um poderoso reconhecimento biométrico facial e, finalmente, as informações entram na plataforma do cartório, que gera a certidão totalmente válida em, no máximo, 15 minutos”, revelou Pierre.

Via: PCWorld

IBM blockchain registro registro digital
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você