neXt

Fox cria série com Inteligência Artificial que quer dominar o mundo

Redação Olhar Digital 15/05/2019 14h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A nova série tem previsão de estreia para 2020 e incorpora os medos das gerações atual e futura

A Netflix acabou de anunciar uma nova temporada de Black Mirror, mas se você prefere algo mais “pé no chão”, a Fox anunciou uma nova série de ficção científica diatópica que apresenta uma espécie de Alexa do mal que quer dominar o mundo. Essa premissa curiosa pertence a série neXt, que chega em 2020.


O trailer da série é um tanto quanto misterioso em relação ao que exatamente o sistema de Inteligência Artificial (IA) faz. Ela recebe o nome de Iliza e tem um formato cilíndrico com luzes azuis que você colocaria na cozinha para fazer perguntas como a previsão do tempo para a semana.

Do nada, a IA cria consciência sobre diversas coisas e quer dominar o mundo. Talvez essa seja o que a internet atribui à criação da Skynet de Exterminador do Futuro, ou até mesmo ela seja um parente distante de HAL, inteligência artificial desobediente do filme 2001 – Uma odisseia no espaço. Com certeza, qualquer semelhança é mera coincidência.

Aparentemente há duas histórias paralelas na série: o primeiro apresenta o ator John Slaterry, de Mad Men, interpretando um CEO de uma empresa que tenta parar a superpoderosa IA que ele ajudou a criar. O outro ponto da história apresenta um garoto que se aproxima da IA e pretende dar uma lição nos valentões da escola que não param de importuná-lo.

De qualquer forma, a série parece ser bastante previsível e, de certa forma, cômica no que se propõe a apresentar. Ela pode ser boa, mas também pode repetir os mesmos erros de diversos outros filmes que falam de sistemas de IA malignos se voltando contra a humanidade. Confira o trailer e tire suas próprias conclusões:


Via: The Verge

Inteligência Artificial séries alexa Black Mirror
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você