Tel Aviv testa projeto de estradas que recarregam veículos elétricos

Piloto será feito em um trecho de 600 metros que conecta o campus universitário ao terminal ferroviário; ônibus elétricos que fazem a rota poderão ser recarregados em movimento

Renato Mota 23/09/2020 12h09
Tel Aviv
A A A

A prefeitura de Tel Aviv lançou um projeto piloto para instalar estradas com carregamento elétrico sem fio para alimentar o transporte público na cidade. O piloto, feito em parceria com a ElectReon e a Dan Bus Company, será realizado em um trecho de 600 metros entre a Estação Ferroviária da Universidade de Tel Aviv e o Terminal Klatzkin em Ramat Aviv.


Ônibus elétricos especialmente equipados serão capazes de carregar suas baterias a partir da infraestrutura elétrica subterrânea enquanto percorrem o trajeto. A conclusão dos testes e integração da tecnologia deve acontecer em aproximadamente dois meses.

"Estamos trabalhando constantemente para reduzir a poluição do ar na cidade, e nosso plano de ação estratégico para nos preparar para as mudanças climáticas colocou a luta contra a poluição no topo da agenda ambiental do município", afirma Ron Huldai, prefeito de Tel Aviv-Yafo. "Se o piloto for bem-sucedido, avaliaremos - junto com o Ministério dos Transportes - sua expansão para outras localidades na cidade", completa.

A ElectReon Wireless é uma startup israelense que comercializa seu sistema principalmente para governos, cidades e operadoras de frotas. Suas bobinas elétricas de cobre instaladas sob as estradas podem transmitir energia aos veículos elétricos que trafegam nelas. Receptores são instalados no piso dos veículos para transmitir a energia diretamente para o motor e a bateria mesmo em movimento.

A comunicação com todas as unidades de gestão e todos os veículos cadastrados é via tecnologia de nuvem. O sistema ainda permite baterias menores em ônibus elétricos, liberando mais espaço para os passageiros. Além de Tel Aviv, a empresa deve implementar um teste na Suécia até o final de 2020.

Tel Aviv-Yafo Municipality/Divulgação

Construção da estrada eletrificada em Tel Aviv. Imagem: Tel Aviv-Yafo Municipality/Divulgação

"O piloto será uma vitrine para o mundo, mostrando a capacidade de carga do transporte público urbano", afirmou o CEO da ElectReon, Oren Ezer. A opção por realizar seus primeiros projetos com ônibus municipais não é à toa. A empresa escolheu este ponto de entrada devido à grande população atendida pelo transporte público urbano e seu papel como grande poluidor. Eventualmente, a ElectReon espera expandir seu sistema para trens e veículos autônomos.

Em Tel Aviv, a execução do projeto faz parte de uma política municipal que vem atribuindo grande importância aos veículos elétricos e à redução da poluição do ar na cidade. Além das estradas elétricas, a prefeitura planeja a distribuição de estações de carregamento de veículos em espaços públicos e a adoção de iniciativas e tecnologias inovadoras.

Via: Times of Israel

 

Bateria Israel Tel Aviv ônibus elétrico veículos elétricos
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você