5G

Teste com 5G no Brasil mostra baixa latência da rede

Renato Santino
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O 5G pode ser uma realidade um pouco distante do Brasil, mas isso não impede que a tecnologia já esteja em testes por aqui. A capacidade da quinta geração das redes móveis foi demonstrada graças a um experimento realizado pela Vivo e pela Huawei no Rio de Janeiro.

O teste, bem-sucedido, consiste em apresentar uma experiência de jogo online com realidade virtual por meio de uma rede 5G operando na frequência de 3,5 GHz. O experimento neste formato é importante porque a realidade virtual depende de baixa latência para que o usuário possa se sentir verdadeiramente imerso no conteúdo. Se, ao mexer a cabeça, a imagem no visor demorar a responder, a imersão se desfaz e existe até mesmo o risco de o usuário sentir enjoos.

A questão da latência tem sido apontada como a grande vantagem do 5G em relação ao 4G, mais até mesmo do que os ganhos em velocidade. Com o atraso no tráfego de dados minimizado, abaixo dos 2 milissegundos, uma nova leva de serviços pode ser possível, como o Olhar Digital já discutiu no vídeo abaixo. O mercado de tecnologia aguarda esse salto para avançar com a Internet das Coisas e as Cidades Inteligentes, por exemplo.

O ano do 5G deve ser 2019. A partir do ano que vem, devemos começar a ver os primeiros aparelhos compatíveis com a tecnologia, assim como a proliferação das redes pelo mundo. No Brasil, isso deve demorar um pouco mais, no entanto.

Vivo 5G Huawei
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você