TIM investirá R$ 1,3 milhão para oferecer protocolo IPv6

Mudança vai beneficiar roteamento e transporte de dados e vai adicionar 79 octilhões de endereços de IP

Daniel Junqueira, editado por Igor Lopes 08/11/2011 10h55
ipv6
A A A
A TIM vai investir R$ 1,3 milhão em infraestrutura para oferecer o protocolo de internet IPv6 para seus clientes em substituição ao protocolo IPv4, usado atualmente como padrão na internet, de acordo com O Globo.

O novo protocolo vai adicionar cerca de 79 octilhões de endereços de IP em relação ao antigo. Os dois padrões devem funcionar simultaneamente durante alguns anos, mas, no futuro, o IPv6 substituirá completamente o IPv4.

Segundo a TIM, a mudança representa ganhos na escala para o roteamento e transporte de dados. O planejamento foi feito em parceria com a Cisco e a Promon Logicalis, que foram responsáveis por definir ações para determinar padrões e configurar rede e sistemas.

A mudança de protocolo de IPs é algo que há um tempo vem sendo discutida. O IPv4, criado na década de 1970, chegou a seu limite de 4 bilhões de endereços de IP e, a partir de dezembro de 2011, não existirão novos pra serem usados. Com isso, foi necessária a criação de um novo protocolo, o IPv6, com muito mais capacidade que o anterior. 

Para entender melhor essa mudança de padrões, assista ao vídeo abaixo produzido pelo Olhar Digital:

 
IP Tim
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você