Tráfego da internet aumenta 62% em 2010

Segundo a pesquisa da Telegeography, este aumento é proveniente de países emergentes como a Índia

Redação Olhar Digital 07/10/2010 16h50
internet
A A A

Seja pelos 85 milhões de tweets diários ou pelas milhares de fotos postadas no Facebook todo dia, o tráfego da internet continua crescendo a passos largos. E com a revolução da internet móvel e da inclusão digital, parece que este cenário ainda vai se agravar. 

Dados da empresa de pesquisa Telegeography mostram que o tráfego da internet cresceu 62% em 2010. Este aumento é proveniente dos países emergentes como a Índia, por exemplo, onde em meados de 2009 alcançou mais de 100% de crescimento.

As regiões que mais alavancaram o tráfego na web, entre 2009 e 2010, foram a Europa Ocidental, Índia, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Mesmo países mais desenvolvidos também estão contribuindo com o rápido crescimento. Na Europa houve 66% de aumento e nos Estados Unidos e Canadá subiu 54%.

Isto significa que as empresas que neste ano acrescentaram cerca de 13,2 terabytes de capacidade na internet terão de continuar ampliando suas redes. Ao comparar os adicionais de 2009 - 9,4 terabytes - é possível imaginar a evolução. No gráfico abaixo, que mostra dados desde 2002, dá para ter uma ideia.

gráfico

No entanto, ainda há capacidade em abundância em países maiores, mas nem tanto em locais menos desenvolvidos como a África. Porém, espera-se que este cenário mude em breve. Graças ao crescimento das redes sem fio e a diminuição de custo dos smartphones, já está prevista a implantação de novos cabos nessas regiões.

Outro dado aponta que o número de indianos usuários móveis nas redes sociais deverá atingir cerca de 72 milhões até 2014. De acordo com pesquisas da Analysys Mason, o aumento de usuários foi impulsionado pela redução de custo dos aparelhos e lançamento de serviços 3G. Segundo o relatório, o aumento de usuários de redes sociais é o que está fomentando o número de usuários de internet. Quando a África entrar nesta conta, dá para fazer um projeção do que vem por aí.

Internet
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você