Twitch suspende conta de Donald Trump

Medida temporária foi adotada, de acordo com a empresa, por diversas violações dos termos da plataforma contra discursos de ódio

Renato Mota 29/06/2020 15h06
Donald Trump
A A A

A plataforma de streaming Twitch suspendeu temporariamente a conta Team Trump, vinculada à campanha de reeleição do presidente norte-americano Donald Trump. De acordo com a empresa, a conta violou as políticas de combate ao discurso de ódio.


"Condutas detestáveis não são permitidas no Twitch. De acordo com nossas políticas, o canal do presidente Trump recebeu uma suspensão temporária por comentários feitos na transmissão e o conteúdo ofensivo foi removido", afirma um comunicado.

Foram apontados dois exemplos de declarações ofensivas em comícios para justificar a suspensão. Em um evento de 2016, que recentemente retransmitido no Twitch, Trump diz que "quando o México envia seu povo [para os EUA], não está enviando o seu melhor. Eles estão enviando pessoas com muitos problemas e estão trazendo esses problemas para cá. Eles estão trazendo drogas. Eles estão trazendo crime. Eles são estupradores. E alguns, suponho, são boas pessoas"

A outra fala foi feita no recente comício realizado em Tulsa: "ei, são 1h da manhã e é muito difícil. Eu usei a palavra ocasionalmente, ‘hombre’... Um ‘hombre’ muito perigoso está invadindo a janela de uma jovem cujo marido está ausente, um vendedor ambulante ou o que quer que ele faça. E você liga para o 911 e eles dizem: ‘desculpe, esse número não está mais funcionando’. A propósito, você tem muitos casos assim, muitos, muitos, muitos. Seja uma jovem, uma velha, um jovem ou um velho, e você está dormindo".

"Como qualquer outra pessoa, os políticos no Twitch devem aderir aos nossos Termos de Serviço e Diretrizes da comunidade. Não abrimos exceções para conteúdo político e tomaremos medidas sobre conteúdo denunciado que viole nossas regras", disse um porta-voz do Twitch ao The Verge quando o canal foi lançado, em outubro do ano passado.

Trump está cada vez mais em desacordo com as redes de mídia social que provaram ser um componente essencial para sua ascensão ao poder e continuaram sendo partes cruciais de como ele se comunica com o público. O Twitter sinalizou vários tweets do presidente por informações enganosas ou perigosas nos últimos meses, provocando ira do presidente e de sua equipe.

Em plena campanha pela reeleição, Trump tem estado as voltas com empresas de mídias sociais. Recentemente, o Twitter sinalizou uma publicação do presidente norte-americano como imprópria por incitar a violência contra manifestantes que protestavam contra a morte de George Floyd, e ainda marcou um outro post como suspeito de ser "manipulado".

Há pouco mais de uma semana, o Facebook desativou da sua plataforma posts patrocinados da página de Donald Trump, do vice Mike Pence, e da fanpage "Team Trump" que associavam ao movimento antifascista e à "turba da extrema-esquerda" um símbolo que foi usado pelos nazistas para designar prisioneiros políticos em campos de concentração.

Via: Forbes/The Verge

redes sociais Twitter Facebook Twitch donald trump
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você