Vendas de servidores cresceram 17,3% em receita no primeiro trimestre

Relatório do Gartner aponta que os melhores resultados foram contabilizados entre os equipamentos x86

Redação Olhar Digital 30/05/2011 12h21
Servidor
A A A
As vendas de servidores estão aquecidas em 2011. Pelo menos, essa é a constatação de uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela consultoria Gartner. O relatório aponta que, nos três primeiros meses deste ano, o setor teve um aumento de 17,3% nas receitas e de 8,5% no volume de unidades vendidas, em comparação ao mesmo período de 2010.

Ainda de acordo com o levantamento, a tendência de aumento experimentada no primeiro trimestre deve ser mantida ao longo de 2011. “Todas as regiões mostraram crescimento, tanto em volume de equipamentos vendidos quanto em receita dos fornecedores, com exceção do Japão”, pontua o relatório.

Os melhores resultados do setor foram contabilizados pelos servidores x86, que apresentaram um incremento de 8,6% em unidades vendidas e de 17,5% em receitas no trimestre. Já os equipamentos RISC/Itanium cresceram 5,2% em volume de itens comercializados e 20,7% em termos de faturamento. As demais categorias de produtos, representadas principalmente pelos mainframes, acompanharam um acréscimo de 19,6% em termos de receita.

De acordo com o Gartner, no primeiro trimestre de 2011, os cinco principais fabricantes de servidores – exceto a Fujitsu – apresentaram um aumento das receitas. A líder do setor, HP, alcançou um faturamento mundial de US$ 3,8 bilhões, com uma participação de 30,2% nas vendas totais desse tipo de equipamento.

Vendas mundiais de servidores no primeiro trimestre de 2011 (Fonte: Gartner)

Servidores IBM Dell HP Oracle Oracle Lounge
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você