Dicas para gerenciar dispositivos pessoais dentro das empresas

Stephanie Kohn 31/07/2013 17h40
BYOD
A A A

O fenômeno conhecido como "Bring Your Own Device" ("traga seu próprio dispositivo", em português) vive seu momento. A explosão da mobilidade fez com que profissionais passassem a usar seus aparelhos preferidos para realizar tarefas do trabalho, seja notebooks, smartphones ou tablets.

Para a analista do Gartner, Elia San Miguel, o conceito já não é mais uma tendência e sim uma realidade no Brasil, e traz diversas questões à tona, entre elas: como contratar, demitir e gerenciar um funcionário na era da consumerização?

A primeira dica, fornecida por Stephen Van Vreede, instrutor de carreira, em entrevista à CIO, é ter uma política de BYOD que inclua situações da vida real e que seja vista por todos os funcionários. As regras também devem abordar acordos de confidencialidade para restringir funcionários de usar a propriedade intelectual da empresa ou divulgar qualquer documento.

O especialista alerta para se certificar de que os dados não serão baixados e salvos em dispositivos locais. Uma forma de conseguir minimizar os riscos é restringir o acesso dos colaboradores às redes centrais da empresa, onde as informações estarão sincronizadas com usuário e conta. Caso alguém copie um arquivo da empresa, a ação deve ser imediatamente registrada.

Outro ponto essencial é fazer verificações regulares nos dispositivos que têm permissão para acessar as redes da empresa. Alguns usuários não têm costume de fazer atualizações de antivírus ou aplicativos com freqüência, portanto, cabe ao departamento de TI checar se os aparelhos estão seguros. Como dito acima, esta verificação deve ser previamente avisada na política de BYOD.

Por fim, o recrutador destaca a importância da contratação. Para ele, antes de qualquer política e prevenção é necessário contratar funcionários de confiança.

Quer saber outras dicas para proteger sua empresa na era do BYOD? Clique aqui.

Smartphones Tablet Gerenciamento empresa TABLETS Empresas byod
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você