Estudo: 25% das empresas terão loja de apps corporativos até 2017

Stephanie Kohn 01/08/2013 18h00
Loja de aplicativos / Mobilidade / Apps
A A A

Pesquisa do Gartner revelou que 25% das empresas terão lojas de aplicativos até 2017. A ideia, segundo a consultoria, é gerenciar apps assegurados pela companhia para rodarem em notebooks, tablets e smartphones que funcionam dentro do ambiente corporativo.

As lojas deverão gerar maior controle das aplicações usadas pelos funcionários, segundo o vice-presidente de pesquisas da empresa, Luis Cláudio Mangi. O ‘mercado online’ promete ser uma solução parcial para o problema do BYOD (traga seu próprio dispositivo), caso os departamentos envolvidos, como TI e RH, trabalhem juntos para promovê-lo aos colaboradores.

"Quando bem sucedida, é possível aumentar o valor entregue pelo portfólio de aplicações e reduzir os riscos associados, além de taxas de licença e despesas de administração", comenta.

O ambiente precisa trazer apps para todos os sistemas operacionais e modelos de dispositivos, além de atender os requisitos de segurança e governança da empresa, de acordo com a consultoria.

Atualmente, as taxas de adoção de lojas de apps corporativos são inferiores a 20%, embora 80% das fabricantes estejam planejando desenvolver aplicações móveis até o final de 2013 – primeiro passo para quem pensa em criar sua própria 'butique virtual'.

Aplicativos Mobilidade AppStore Corporativismo byod
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você