A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento oficial do Brasil para que qualquer trabalhador comprove suas relações empregatícias com o local onde presta serviços. O documento também garante ao cidadão todos os direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, FGTS, PIS e aposentadoria.  

O que muita gente ainda não sabe é que desde 2019, a Carteira de Trabalho passou a ser exclusivamente digital, não sendo mais necessário a apresentação do documento físico. Atualmente, o documento físico não é mais emitido.  

Leia também!

O que é e como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

A versão digital da Carteira de Trabalho é o documento com informações sobre seus empregos. Ela pode ser acessada de qualquer lugar, basta que o usuário tenha um dispositivo móvel com acesso à internet. Além disso, o documento fica armazenado em segurança e só pode ser acessado por quem tem o login e senha cadastrados.   

publicidade

Outra vantagem é que o trabalhador pode acessar o documento a qualquer momento para verificar se houve alguma alteração em seu contrato de trabalho ou para conferir se as informações constantes no documento estão corretas

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Quem quiser solicitar sua primeira ou segunda via do documento deve acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, porém, é necessário possuir um cadastro no gov.br, portal oficial do governo federal e base de dados oficial do país.  

O aplicativo da Carteira de Trabalho também é muito útil para que os trabalhadores consultem seus contratos de trabalho atuais, acompanhando possíveis alterações e verificando se todos as informações do documento estão corretas.  

A CTPS Digital substitui a física?

Sim. A partir de janeiro de 2019, a Carteira de Trabalho física não é mais emitida e, por isso, o documento digital precisa ser solicitado para ter acesso a todos os benefícios trabalhistas. Caso o trabalhador não possua o documento digital, ele poderá solicitar a segunda via do documento pelo aplicativo da Carteira de Trabalho. 

Aprenda como acessar sua CTPS Digital

1 – Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital que está disponível para Android e iOS

2 – Clique em “Entrar”;  

Print do aplicativo Carteira de Trabalho Digital

3 – Faça login na sua conta do gov.br; 

Print do aplicativo CTPS Digital

4 – A tela inicial apresentará informações sobre as últimas anotações no documento;  

Print do aplicativo Carteira Digital de trabalho

5 – Em “Contratos”, é possível encontrar todas as empresas que você teve vínculo;  

Print do passo a passo para acessa a carteira de trabalho digital

6 – Na aba “Enviar” você pode encontrar salvar uma versão da sua Carteira Digital ou enviá-la para alguém;  

Print do aplicativo Carteira de Trabalho Digital

7 – Também é possível encontrar os benefícios que você tem direito na opção “Benefícios”.  

Print do aplicativo CTPS Digital

É possível imprimir a Carteira Digital de Trabalho?

Não. A CTPS Digital não pode ser impressa e, caso o trabalhador precise apresentar o documento físico, deve solicitar a segunda via da carteira pelo aplicativo.  

Como assinar a Carteira de Trabalho Digital?

Ao acessar o documento pela primeira vez, o usuário deverá fazer uma assinatura eletrônica, para que possa ter acesso a todas as funcionalidades do documento. Para isso, basta seguir os seguintes passos: 

  1. Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho; 
  2. Clique em “Entrar”;  
  3. Faça login na sua conta do gov.br;  
  4. Na tela inicial, clique em “Assinar”;  
  5. Aceite os termos de uso e confirme a assinatura;
  6. Pronto! Agora você está apto a utilizar todas as funcionalidades do documento.  

Pronto! Agora você já sabe como consultar sua Carteira de Trabalho Digital para verificar todas as informações da sua vida profissional.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!