Compartilhe com seus seguidores
A A A

Google enfrenta processo por coleta de dados de crianças

Henrique Freitas, editado por Roseli Andrion 02/12/2019 21h15

Na última quinta-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, instaurou um processo administrativo contra o Google. A justificativa para a investigação é de que há indícios de que o YouTube realiza a coleta de informações de geolocalização de crianças e adolescentes sem o consentimento de seus pais. Segundo o órgão, o uso dessas informações ainda é incerto, mas é possível prever que a prática esteja ligada ao direcionamento de publicidade.

A empresa foi multada em R$ 9,9 milhões. Em nota, o Google declara que não segmenta anúncios individualmente. E que, a partir de janeiro, vai limitar a coleta e a utilização desse tipo de dado apenas para permitir o funcionamento do produto. Além de garantir que tratará os dados de todos que acessam conteúdo infantil como se fossem de uma criança, independentemente da idade do usuário.

Google Propaganda Geolocalização crianças Publicidade online adolescentes Processos Investigação multa Dados anúncios coleta de dados
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você