Compartilhe com seus seguidores
A A A

Nova base para lançamento de satélites

Redação Olhar Digital 12/04/2019 21h01

Você já ouviu falar da ilha de Guam? Esse pequeno pedaço de terra fica perdido no meio do Oceano Pacífico e, além de ser um paraíso de beleza natural, é também um ponto super estratégico. A ilha pertence aos Estados Unidos e ganhou manchetes há uns dois anos quando Kim Jong-um ameaçou lançar mísseis atômicos para destruir a base norte-americana instalada por lá. A ilha também teve grande importância no jogo de xadrez das batalhas do Pacífico, durante a segunda guerra mundial. Agora, Guam volta às manchetes por motivos menos bélicos. Acontece que Virgin Orbit escolheu a ilha para sua nova base de lançamento de satélites.

Guam fica perto da linha do Equador e, assim, como a nossa base de Alcântara, isso significa uma boa vantagem para lançamentos de foguetes. Porém, assim como em Alcântara, não devemos ter grandes foguetes saindo de Guam – apenas espaçonaves menores – já que os custos de transporte de material para as duas bases é alto. A Virgin Orbit tem uma proposta diferente de lançamento. Seus foguetes ganham os céus com o auxílio de um Boeing 747 adaptado. Com essa arquitetura, a operação da Virgin é focada em levar pequenos satélites à órbita da Terra.

Satélites foguete
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você