Compartilhe com seus seguidores
A A A

Startup brasileira de blockchain faz sucesso na Estônia

Roseli Andrion 22/10/2019 21h33

A OriginalMy é uma startup brasileira que se estabeleceu em Talin, a capital da Estônia. Um dos motivos foi o fato de a tecnologia desenvolvida pela companhia ser extremamente avançada e pouco compreendida no Brasil. A empresa usa blockchain para autenticar documentos, o que causou controvérsia nos órgãos reguladores nacionais. Na Estônia, a tecnologia blockchain é usada pelo governo para confirmar a autenticidade de registros e dados.

A startup existe desde 2015, mas ainda não faz um ano que Edilson Osório Júnior, seu fundador, chegou a Talin para fazer da cidade sua base. A instalação no norte europeu começou com a adesão ao programa e-residency, que permite que qualquer um seja um cidadão digital da Estônia e possa ter uma empresa que opere legalmente por lá.

Depois, veio a ideia de fixar a companhia na capital estoniana. Assim que se mudou para Talin, Osório Júnior tratou de procurar tornar a companhia legal: organizou os papéis necessários e os apresentou ao governo local. Cerca de dois meses depois, recebeu a confirmação de que estava tudo em ordem.

E, assim, ele obteve um visto de trabalho para a startup e uma permissão para morar no país pelos próximos cinco anos. De quebra, tornou-se um caso de sucesso e passou a representar o governo estoniano frequentemente em diferentes eventos ao redor da Europa. Hoje, a OriginalMy funciona no Lift99, um coworking no bairro de Telliskivi que tem como parceiras muitas das startups unicórnio do país.

O combate às fake news é uma das frentes em que a OriginalMy atua mais fortemente. A tecnologia da companhia foi usada nas eleições brasileiras de 2018 por um dos candidatos: ele registrou seu plano de governo na blockchain para evitar que suas propostas fossem modificadas. A OriginalMy ainda mantém um escritório comercial no Brasil, mas transformou a unidade da Estônia em sua matriz.

Governo Tecnologia startup blockchain leste europeu Estônia Talin Olhar Digital no Leste Europeu
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você